Curtir?

sábado, 28 de maio de 2011

Inclusão Social

Já pensaram num carro em que o Portador de Necessidades Especiais (PNE), pudesse dirigir sem precisar sair de sua cadeira de rodas?
Eis que apresento-lhes o Pratyko, primeiro protótipo brasileiro desenvolvido para Portadores de Necessidades Especiais.
A idéia partiu de um grupo de amigos (Gilberto Mesquita, João Francisco Frank Gil, Márcio Henrique David, e Professor Sérgio Murilo Schutz), que ao indagarem a Márcio quais as suas principais dificuldades como cadeirante, informou que seria com a locomoção. Surgindo assim o Pratyko, veículo composto por um elevador que suporta até 200kg, e facilita o acesso do PNE, pois o piso desce até o nível da rua ou calçada, podendo ser acionado através de um controle remoto ou um controle interno, que também aciona a tampa traseira (porta do carro); Sensores de distância nas partes traseira e dianteira facilitando a tarefa de estacionar; GPS, que auxilia na locomoção do condutor e serve como tela da câmera de marcha-à-ré, permitindo avaliar o local onde irá descer o elevador. Além do motor de motocicleta com 250 cilindradas, movido a gasolina, atingindo 50Km/h.
Atualmente não está sendo vendido no mercado, mas quando começar a ser produzido em larga escala, custará em torno de 30 mil reais. A princípio tem apenas o lugar do condutor, mas os construtores contam em seu projeto final com o veículo para dois lugares.
É ou não é uma "Mão na Roda" (nome do projeto idealizado pelos amigos).






Para saberem mais sobre o projeto acessem www.pratyko.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário