Curtir?

terça-feira, 3 de maio de 2011

Discussão sobre a proibição do farol xenon

Oláá galera, hoje entraremos em um assunto já abordado em nosso blog, mas que gerou discussão e polemica, que seria a respeito do farol em xenon.

Existem muitas dúvidas sobre o farol de xenon e iremos abordar, de forma simples e objetiva, todas as questões relevantes e buscar esclarecê-las de modo a permitir a compreensão do que é verdade e o que é mentira no mundo do XENON. 

Primeiro temos que diferenciar o que é um verdadeiro farol de xenon de um falso xenon.


 O farol de xenon é composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás. Essas lâmpadas a gás apresentam um bulbo (cápsula de vidro fechada) que contém em seu interior gases que apresentam grande poder de luminescência. Dentre os gases presentes o mais importante é o gás nobre denominado "Xenônio".



Assim, o reator proporciona uma alta descarga elétrica (Hid Intensity Discharg), de onde veio o termo HID XENON, que faz com que a mistura gasosa vibre suas moléculas a uma fequencia adequada à produção de luz, proporcioonando uma forte emissão luminosa. 

A iluminação obtida desta forma é aproximadamente 3 vezes superior àquela obtida com lâmpada halógena e com um consumo 40% inferior. 

A tecnologia de produção do farol XENON foi amplamente desenvolvida na Alemanha e a fabricação/produção está, atualmente, vinculada à China. 

Portanto, a grande maioria dos kit de xenon são fabricados na CHINA com tecnologia alemã. 

E esse produto é de excelente qualidade e não tem "vergonha" de ser chinês, diferentemente de alguns concorrentes que escondem-se num falso "kit alemão". 

O farol de xenon alemão apresenta um preço elevado por conta da mão de obra mais cara na Alemanha. 

Já, o kit de xenon produzido na China apresenta a mesma qualidade e com um preço bem inferior, metade de preço, e foi uma solução adotada pelos próprios produtores alemães com o objetivo de tornar o farol de xenon viável às empresas automobilísticas. 

Assim, desconfie quando oferecerem kit xenon produzido na Alemanha por um baixo preço! 

O kit xenon produzido na China é de alta qualidade, pois a tecnologia é 100% alemã e os fabricantes chineses atendem às ormas de qualidade de organismos internacionais reconhecidos pela comunidade européia e americana.



AGORA ME DIGA UMA COISA, É PROIBIDO? 

Os faróis de xenon não foram proibidos.



A reportagem que publicou que os faróis de xenon foram proibidos foi infeliz. A resolução 227/2007 do Contran, que entrou em vigor em 01/01/2009, descreve sobre a utilização de faróis de descarga de gás (xenon). O Contran publicou também a resolução 294/2008 que altera a resolução 227/2007 - esta que causou os boatos sobre a proibição dos faróis xenon. Esta resolução em nenhum momento utiliza as nomenclaturas faróis de xenon ou de descarga de gás e muito menos os proibiu. O que causou a má interpretação de algumas pessoas, é que ela diz que os faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol. E esta alteração serve para qualquer tipo de fonte de luz. 
Outro problema que causará futuramente (após 01/01/2009) é sobre a sua fiscalização. Os agentes de trânsito (incluindo CET, PM e etc.) terão de possuir ferramentas e meios que comprovem o fluxo luminoso superior a 2.000 lúmens.

Então galera, é isso aí, fizemos uma enquete que está do lado deste post, no canto direito, então peço que vocês opinem a respeito deste assunto abordado nos nossos comentários e que vote em nossa enquete.


Equipe Salto Auto agradece!


tuning, rodas, mulheres, carros, velozes e furiosos, carrinhos, carrão, Vin

3 comentários:

  1. Realmente isso tem mto a ser discutido, porque apesar desses farois em xenon atrapalhar, ele tbm tem o intuito de ajudar!
    Acho que se nao houve nenhuma proibição até agora, quer dizer então que hoje é visto como positivo a respeito das autoridades.
    Eu votei em Sim, é viavel.
    E ultimo coisa, excelente blog, continuem assim.

    ResponderExcluir
  2. Ok, a matéria foi mto melhor, poréma ainda defendo q o farol não é bom, pois nem tudo q a lei libera significa q seja bom ou não.....tipo cigarro..rs...eu acho q vai de como a pessoa utiliza..e como sabemos há uma grande maioria de motoristas "sem noção" por aí!!!!

    ResponderExcluir
  3. Odeio Farol Xenon. É quase impossivel dirigir com um carro com esse farol atras de vc.
    Queria aproveitar para parabenizar pela iniciativa do blog. Temos que acabar com essa ideia que as mulheres não gostam de auto, que não sabem dirigir, afinal nos envolvemos quase 80% a menos em acidentes que eles. Parabéns!!!

    ResponderExcluir