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domingo, 24 de abril de 2011

Tuning dentro da lei.

Posso instalar um turbo em qualquer carro? Há limite de potência? Posso usar qualquer rodão aro 18? Tem como legalizar tudo isso? Se essas dúvidas atormentam sua mente, seja bem-vindo ao grupo. Você não é o único a desconhecer essas regras da modificação mecânica. Até policiais rodoviários que fazem blitze na estrada podem ficar na dúvida na hora de dizer o que pode usar ou não.


Quando se fala de alterações no motor que afetem a potência ou o tipo de combustível, elas 

devem ter sempre o aval do Detran local. O mesmo vale para a mudança de categoria do veículo - caso alguém planeje converter um automóvel fechado em conversível, por exemplo. Mas o caminho não é tão simples assim. Há um roteiro burocrático a seguir, que envolve até vistoria técnica feita por oficina credenciada, para receber um novo documento, no qual constará que o veículo é modificado. A lei não estipula nenhum limite de potência para a preparação do motor. Se a oficina credenciada aprovar - o que na prática sempre acontece -, não há problema algum.


Dicas para um tuning legal.


MOTOR

Qualquer modificação é permitida, desde que autorizada pelo Detran, após passar por vistoria em oficina credenciada. Turbina, garrafa de nitro e filtro de ar esportivo à mostra são suficientes para que o agente da lei multe e apreenda veículo.

CHIP DE POTÊNCIA

Na teoria, a reprogramação da injeção também precisa passar pela tal vistoria técnica. Na prática, ninguém se preocupa com isso, nem mesmo o policial, pois não há como saber se o chip foi trocado ou reprogramado.

RODAS E PNEUS

Rebaixar, nem pensar. Pela legislação, não se podem alterar num automóvel os amortecedores, as molas e outras peças do sistema. Mas, se for uma picape, a lei não proíbe.

FREIOS

Nenhuma modificação é permitida, mesmo que seja um conjunto Brembo de primeiríssima linha. 

KIT AERODINÂMICO  

A legislação não impede o uso de spoiler, saias ou aerofólios, mas também não diz que pode. Segundos interpretação de advogados especializados, o uso é livre.

FARÓIS DE XENÔNIO

Aqui é polêmico. Em tese não pode mexer nos faróis. Mas especialistas argumentam que, se alguma versão de Golf, por exemplo, sai de fábrica com xenônio, então se poderia instalar o kit em qualquer outro Golf. Os faróis auxiliares estão liberados.

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