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terça-feira, 26 de abril de 2011

Mulheres e pneu furado, o que fazer?

Oláa galera, depois de um feriadão prolongado, e com a cabeça fresca, fiquei pensando do que adianta as mulheres hoje em dia estar comandando nossas ruas com o Tuning Feminino, se ao mesmo tempo elas não sabem nem trocar o pneu (claro, não estou generalizando kkkk).





Através disso, estive pesquisando algo para facilitar essas mulheres na hora da troca de pneu, caso não tenha ninguém para socorrê-las, e encontrei algo bastante útil, e dividirei com vocês. Mas, a pergunta que me vem a cabeça é, como vocês mulheres vão conseguir trocar os pneus com segurança, sem a ajuda de nós homens?
Complicado né kkkkk, mas com as dicas de algumas mulheres que entendem do assunto, elas vão tentar deixar esse trabalho um pouco mais facil. Então se preparem!

Trocando o pneu pela Equipe Bolsa de Mulher.


O pneu do seu carro furou e não há nenhum cavalheiro à vista disposto a ajudá-la. O que fazer? Calma. É perfeitamente possível encarar a situação sozinha sem perder a classe. Como na maquiagem, alguns truques são a solução para a sua vida não parar no acostamento.
O principal problema na hora de trocar um pneu está no peso das rodas e na força necessária para desparafusá-las. A advogada Mariana Machado, que faz parte do Clube do Ômega do Rio de Janeiro, ressalta a importância de conhecer o próprio carro: “Não é porque você não tem força física que não precisa saber o que deve ser feito. Leia o manual”.
A piloto de Rally Helena Deyama dá outra dica: “O legal é a mulher aproveitar um dia em que esteja com o tempo mais livre para fazer uma simulação de troca. Aproveitar um companheiro que possa ajudá-la para quando ela precisar de fato, já saber onde estão as ferramentas e como funcionam”.
As ferramentas são as companheiras fiéis para uma troca segura. A assistente de operações financeiras Carla Brolezzi divide sua experiência: “O segredo é manter as ferramentas originais do carro. Usar o macaco original é importante porque ele foi designado para suportar o peso do carro, evitando qualquer acidente”. Segundo ela, apoiar o macaco na região indicada no manual do veículo é sucesso na certa.
Tenha sempre à mão uma caixa de ferramentas com duas chaves de fenda, mais duas ou três do tipo Philips. Carla acrescenta alguns itens: “Um alongador de chave de roda para melhorar a alavanca e um óleo lubrificante em spray para ajudar a soltar os parafusos também auxiliam”, pontua.
Antes de iniciar a troca, o primordial é encontrar um lugar seguro para estacionar. Nem sempre existem acostamentos, por isso a sinalização é fundamental. Carla Brolezzi ensina: “Procure um lugar seguro com espaço bom, o mais longe possível da faixa. Coloque o triângulo bem afastado e deixe o alerta ligado”. Mantenha a calma e preste muita atenção ao que acontece ao redor. Se for o caso de esperar pelo seguro, manter-se atenta também é essencial.

Para começar o processo, solte os parafusos antes de levantar o veículo. “Com o peso do carro, a força para fazer a alavanca vai ser menor”, assegura Brolezzi. As chaves em formato de cruz são mais vantajosas do que as em formato L, pois auxiliam na hora de apoiar o pé para retirar os parafusos. “Com a de formato em cruz, dá para forçar com o pé sem risco de a chave soltar”, observa ela.
Dica superfeminina da Carla: “Tenha sempre um adstringente para limpar as mãos e rosto. Sabão em pó é o amigo para as sujeiras mais pesadas como o óleo. Neste caso, a mulher pode fazer uma pré-limpeza com sabão em pó e, em seguida, passar sabonete e um hidratante para não deixar a pele ressecada”.
Apesar de acostumada com o imprevisto, a advogada Mariana assume que a situação é difícil: “É meio punk. É você e o carro, e acabou”. Para ela, toda ajuda é bem-vinda. Especialmente a masculina: “É cultural do homem ajudar a mulher nesses casos”. E confessa: “Eu apelo, faço o tipo coitadinha para alguém me ajudar. Se não tiver outra opção, temos esse tipo de vantagem”.
Para a advogada, filiar-se ou criar um clube do seu modelo de carro preferido ajuda a ter mais jogo de cintura nas situações emergenciais. Além de evitar abusos nas oficinas, dominar o assunto desperta o interesse dos homens. “Eles adoram uma mulher que sabe de carro e dirige bem. Às vezes, depois de uma manobra poderosa, eu recebo elogios nas ruas e ganho meu dia”, orgulha-se ela, que no clube do Ômega descolou até um namorado. “A nossa relação é ótima, temos muitos assuntos em comum. Falamos sobre peças, ferramentas etc. Esse clube me deu tudo o que eu queria”, brinca.

PASSO A PASSO
Passo 1: Procurar um local seguro para efetuar a troca
Ao perceber que o pneu furou ou está com algum problema, a primeira providência é buscar um lugar seguro para realizar a troca sem problemas. Acostamentos ou refúgios são os ideais em emergências. Mantenha-se longe da faixa de rodagem.
Passo 2: Sinalize com o triângulo
Já parada, a hora é de sinalizar que você está em uma situação de emergência. Procure o seu triângulo e inicie fazendo uma sinalização para alertar aos outros motoristas que atravessam a via. “Além do triângulo obrigatório, eu sempre ligo um pisca-alerta, assim todos ficam cientes. Quando estou acompanhada, peço que a pessoa fique sinalizando ao lado do carro”, aponta Brolezzi.
Passo 3: Procurar as ferramentas e o manual para auxílio de uso
Chegou a hora de botar a mão na massa. Procure o manual do seu carro. Nele está indicado onde se localizam as ferramentas principais para efetuar a troca: o macaco, o estepe e a chave de roda. “Por isso que a gente sempre tem que ler o manual de maneira preventiva para já conhecer essas peças. Imagine você aprender tudo em uma situação de emergência?”, pondera Deyama.
Passo 4: Desaparafusar a roda
Antes de levantar o carro com o macaco, lance mão da chave de roda e desaparafuse parcialmente a roda. “Você precisa do peso do carro para soltar os parafusos, porque a força que precisará fazer na alavanca será menor”, destaca Brolezzi. Mesmo assim, em alguns casos, os parafusos estão muito firmes e você precisará de mais força. O auxílio de um óleo lubrificante em spray e de um alongador de chave são importantes. “Se for utilizar os pés, tenha mais cuidado com as chaves de roda em formato L, porque elas podem escapar com mais facilidade do que as em formato de cruz”, alerta.
Passo 5: Levantar o carro com o macaco e retirar a roda
Com os parafusos soltos, chegou a hora de levantar o carro. Manter as ferramentas originais do veículo ajudam a motorista a fazer uma troca segura. “No manual está descrito como ele funciona e qual é o local apropriado para levantar o carro. Existe um lugar específico, não é qualquer um. Caso contrário, você pode amassar a lataria ou o automóvel cair e causar um acidente maior”, alerta Deyama.
Passo 6: Efetuar a troca e apertar os parafusos
Carro suspenso e parafusos soltos, chegou a hora de efetuar a troca de fato. “Estar com o estepe ao lado ajuda a diminuir os esforços”, aconselha Mariana Machado. O peso do estepe pode atrapalhar na troca, por isso aproveite o seu formato. “Eu dirijo um jipe e o pneu é quase do meu peso. Existem estepes que são difíceis de tirar. Por isso, eu abro a catraca, deixo o estepe rolar até se posicionar do lado da roda e só ali é que eu faço força para suspendê-lo”, conta Deyama. Depois de encaixados, aparafuse-os parcialmente.
Passo 7: Abaixar o carro e reforçar a aparafusada
Ao recolocar o carro no chão e guardar o macaco, dê uma última apertada nos parafusos com a chave de roda, para dar maior segurança. “Com a chave em cruz, você consegue apertar também com o auxílio dos pés”, garante Machado. Depois de finalizado o processo, guarde todas as ferramentas, o estepe e, por último, guarde o triângulo. “Enquanto você estiver parada, deve estar com o triângulo e o alerta ligados. Eles são os últimos a serem retirados”, destaca Brolezzi.
Passo 8: Procurar o borracheiro o mais rápido possível
Motor ligado e carro de volta à rua, a rota deve seguir para o borracheiro. Os estepes só são recomendados para um momento emergencial e o pneu avariado deve ser reparado o mais rápido possível. “Nos carros mais novos, o estepe é formatado para andar, no máximo, por 30 quilômetros, por exemplo. É só um pneu emergencial para tirar você do aperto e não para rodar muito com ele. Na Europa, todos os carros já adotam esse tipo de medida”, conta Machado.

Um comentário:

  1. Trocar pneu não é facil viu, principalmente de salto, mas nos sempre conseguimos tudo.

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