Curtir?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mulheres fazem da paixão pelos carros profissão.


mulheres mecânicas na bahia (Foto: Reprodução/Tv Bahia)
Conhecer a mecânica de um carro há muito tempo deixou de ser coisa de homem. Hoje em dia já tem mulheres que identifica com facilidade qualquer problema que aconteça, e quando o carro precisa de conserto, elas sabem muito bem o que deve ser feito.

Algumas delas já fazem da paixão pelo carro, uma profissão. É o caso de Nilza Tardin e Clara Estrela, que moram em Barreiras, no Oeste baiano.
Nilza trabalha como garantista, que geralmente atua no reembolso e avaliação de peças mecânicas de um veículo. “Eu não trabalho direto com a mecânica, só que o setor que eu atuo na empresa exige que se conheça um pouco da mecânica. E isso daí a gente leva também para o cotidiano”. Ela explica que gosta do que faz e que a profissão exige que ela entenda muito de carro. Para Nilza, toda mulher deve entender as peças e funcionalidades dos veículos.
Clara Estrela é gerente de pós-venda de uma concessionária. Trabalha com carros há 12 anos. Conserva no figurino o feminismo e entende muito de mecânica. Para quem não sabe nada mesmo de carro, Clara dá algumas dicas de como checar algumas particularidades dos automóveis.
Segundo ela, para verificar o nível do óleo do carro, é preciso observar se a substância está sempre acima do nível mínimo da vareta que mede o óleo. Já para calibrar os pneus, “Parou para abastecer, calibra os pneus”.

Clara ainda dá dicas de como manter o motor limpo. Para ela, o indicado é sempre procurar um local especializado para fazer o serviço. A vantagem do interesse por carros, segundo a gerente, é que ela nunca foi enganada por profissionais com má fé.
Entre os mecânicos, a mulher que sabe o problema do carro acaba facilitando o trabalho deles. “Quando a mulher já sabe o básico isso já ajuda muito pra gente no dia a dia. Até inspecionar uma água do radiador, se está no nível o óleo, seria um bom começo”, comenta o mecânico Márcio dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário